Teoria de rede e segurança
 
 
Ethernet
(versão 2)

O Ethernet é um protocolo LAN que fica na camada de enlace do modelo OSI e usa o método chamado CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access / Collision Detection) para acessar o meio de comunicação. É importante frisar que esse método permite somente uma única estação acessando o mesmo meio de comunicação por vez.

O CSMA/CD trabalha da seguinte forma: primeiro, antes de enviar os dados, a estação escuta o meio para determinar se ele está em uso (o meio pode ser entendido como o cabo de rede e escutar o meio é a verificação se existem bits sendo trafegados nesse cabo). Se estiver, então ela aguarda. Senão, a estação transmite. Uma colisão ocorre quando duas estações escutam o meio, nada ouvem e transmitem simultaneamente. Neste caso ocorreu uma colisão e ambas as transmissões são prejudicadas sendo que elas deverão retransmitir um tempo depois. Diógenes (2004, p. 38), diz que isso ocorre porque os pontos de redes disputam o acesso ao meio. Então, para manter essa disputa sem outras colisões, algoritmos de recuo determinam quando as estações, que colidiram, poderão retransmitir. Resumindo, com esse método CSMA/CD, as estações podem ouvir o meio, transmitir dados, detectar colisões e calcular quando devem retransmitir. Alem disso, [e importante frisar que com esse metodo nao [e necessario de um equipamento central controlando os computares de um rede, pois todos estao conectados no mesmo meio compartilhado.

Não se pode confundir protocolo Ethernet com o protocolo IEEE-802.3, pois apesar das muitas familiaridades os campos do cabeçalho diferentes. Alem disso, o Ethernet [e a implementacao e o IEEE-802.3 [e a padronizacao.

O quadro Ethernet é composto por um cabeçalho fixo inicial de 22 bytes, mais dados e uma parte no final para checagem de erros de 4 bytes. A seguir é apresentado o quadro Ethernet versão 2 e em seguida o conceito de cada campo, sendo realizada uma síntese de acordo com Soares, Lemos e Colcher (1995); Tanenbaum (1997); Diógenes (2004); Firewall.cx [200-?]; Fairhurst (2007):


Figura 1: Quadro Ethernet versão 2.
Fonte: Fonte: Diógenes (2004, p. 41).
 
 




ETI - Especialista em Tecnologia
da Informação