Gestão de TI
 
 
ISO 20000:2005
(Gerenciamento de Serviços de TI)
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A ISO 20000:2005 é uma norma internacional que visa certificar empresa e pessoas nas boas práticas do Gerenciamento dos Serviços de TI. A ISO 20000 foi derivada da BS 15000 (da BSI - British Standard Instituttion) que é a Instituição de padronização da Inglaterra da mesma forma que a ABNT (Associação de Normas Técnicas) é para o Brasil.

A ISO 20000 se divide em duas partes. A primeira (ISO 20000-1:20005) fala sobre os requisitos/especificações da norma que serão feitas auditorias, o que o DEVE ser cumprido pelo provedor de TI para conseguir se certificar. São 217 requisitos que devem ser atendidos. Em outras palavras, a parte 1 da ISO 20000 é voltada para a certificar as empresas. Já a segunda parte (ISO 20000-2:20005) é um guia (código de práticas) que descreve/detalha as melhores práticas para o Gerenciamento de Serviços de TI que ajuda na implementação da norma, ou seja, o que PODERIA ser feito pelo provedor de serviço para melhorar as práticas no Gerenciamento de Serviço de TI. A parte 1 da ISO 20000:2005 também contém algumas notas. Contudo essas notas são recomendações, por exemplo, existe uma nota no Gerenciamento de Liberação que diz que convém que o processo Gerenciamento de Liberação seja integrado com os processos de Gerenciamento de Configuração e Gerenciamento de Mudança. A ISO 20000 parte 1 contém requisitos e não procedimentos, instruções ou algo de baixo nível como uma empresa deve proceder, mas contém requisitos em alto nível que devem ser atendidos.

Já a certificação de profissionais ISO 2000 Foundation é cobrada as duas parte da ISO: parte 1 e parte 2.


A ISO 20000-1:20005 cobre:
A ISO 20000-2:20005 cobre:

A primeira atitude que um empresa deve fazer para tentar se certificação é definir o escopo da certificação. Se deve escolher onde a ISO 20000 vai atuar na empresa. Por exemplo, vai atuar em todos os serviços ou em um específico. É mais fácil conquistar a certificação definindo um escopo menor, abortando somente um ou poucos serviços. Também é importante ressaltar que a ISO 2000 não certifica produto, software, hardware ou serviços de consultoria. Uma empresa para se certificar deve atender aos 217 requisitos exigidos na norma ISO 2000 e todos os processos da norma devem existir, sendo necessário monstrar que a empressa tem gerenciamento sobre os seus eles (os processos), consistinto em:

No Brasil atualmente (Março de 2013) existem mais de 15 empressas certificadas na ISO 20000. Para saber quem são, acesse o site http://www.isoiec20000certification.com/.

O ITSMF (Information Tecnology Service Management Forum) é uma organização independente e sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover e desenvolver as melhores práticas e padrões do Gerenciamento de Serviços de TI. Ela é que controla a auditoria nas empresa que querem alcançar a ISO 20000. Existem empresas que fazem o serviço de auditoria com o aval da ITSMF. Essas empresas de auditoria não podem prestar consultoria da ISO 20000 para que possam se manter independentes.

Existem diferenças entre a ISO-20000 e a ITIL. A ITIL é "descritiva" e é um "conjunto de boas práticas" que podem ser adotados ou não. A ITIL não é uma metodologia e nem é procedimental (não é prescritivo), pois não mostra o quê se deve e nem como se deve fazer passo-a-passo as coisas, respectivamente. Contudo, possue alguns métodos. A ITIL é pública e não é necessário pagar para utilizá-la, aumentando assim a colaboratividade e compartilham o conhecimento com a comunidade. Já a ISO-20000 é uma "norma", sendo assim "prescritiva", informado o passo-a-passo "o que" deve ser feito.

A ISO 20000 tem interfaces com outros padrões como a ISO 9001 e a ISO 270001. Caso alguma empresa tenha alguns desses padrões implementados na empresa já estará cumpridos alguns requisitos da ISO 20000. Além disso






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Referências Bibliográgicas

 
 


Hugo Azevedo de Jesus
ETI - Especialista em Tecnologia da Informação