Gestão de TI
 
 
ITIL syllabus 2007
(vulgo ITILv3)

ITIL (Infraestructure Tecnology Information Library) é um biblioteca (conjunto de livros) focados no gerenciamento dos serviços de TI. A ITIL utiliza as boas práticas de gerenciamento de serviços de TI. As boas práticas tem origem nas melhores práticas do mercado (empresas privadas e públicas). A ITIL ajuda a implantar e manter um gerenciamento de serviços de TI focando em pessoas, processos e recursos que serão usados para atender às necessidades dos clientes. A ITIL nos dá processos, funções, métodos, ferramentas, atividades, metas, objetivos, papéis etc para implantar e manter a gestão de serviço.

ITIL não é uma metodologia e nem é procedimental (prescritivo), pois não mostra o que se deve e nem como se deve fazer passo-a-passo as coisas, respectivamente. Contudo, possue alguns métodos. A ITIL é pública e não é necessário pagar para utilizá-la. Assim, aumenta a colaboratividade e compartilham o conhecimento.

A primeira certificação da ITIL se chama ITIL Foundation (syllabus 2007 - ITILv3). O Syllabus da ITIL Foundation é o currículo do exame de certificação, onde se tem todos os tópicos que serão cobrados no prova. A prova é composta por 40 questões e com tempo de 60 minutos, ou seja, 1min30seg por questão. A média para aprovação é de 26 questões (65%) da prova.

A ITIL ajuda a usar Pessoas, Processos, Parceiros e Produto (conhecidos como os 4Ps do desenho de serviços). Pessoas são recursos ou habilidades de uma organização que geralmente possuem papéis e estão dentro de uma função. Processos é um conjunto de atividades coordenadas, onde se tem uma ou vários entras e uma ou várias saídas que geram resultados específicos. Parceiros, são terceiros (fornecedores) que ajudam o provedor de serviço a entregar serviços. Produto é a tecnologia usada.

Perceba no parágrafo anterior que a tecnologia (produto) é um todos 4 itens que a ITIL ajuda a preparar e implementas. Assim, vemos que ITILv3 não ajuda uma empresa a gerenciar tecnologia, mas sim serviços. Na linha de tempo da ITIL, tínhamos a versão 1 que ajudava as empresas serem provedor de tecnologia. Depois veio a versão 2 que ajudava as empresas serem provedor de serviços. Mas agora com a versão 3 o intuito é entrega valor aos clientes. Então, o foco mudou muito entre as versões.

A grande novidade da ITILv3 foi o aparecimento do ciclo de vida do serviço que faz com que os estágios/fases do serviços seja melhorados a cada ciclo. A ITILv3 traz 5 estágios/fases que são: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria de Serviço Continuada.






Siglas e Significados





Referências Bibliográgicas

 
 


Hugo Azevedo de Jesus
ETI - Especialista em Tecnologia da Informação