(Alterando o endereço MAC no Debian)
Algumas vezes desejamos alterar o endereço MAC (Media Access Control) das interfaces de rede. Isto não é difícil com o GNU/Linux, mas temos que observar duas situações. A primeira é alterar o MAC de uma interface de rede que tem o IP estático e a segunda é alterar de uma interface que tem o IP dinâmico/automático (DHCP). Assim, a seguir é mostrado como realizar tal mudança nestas duas situações.
Para mudar o endereço MAC, por exemplo, da ETH0 que tem o IP estático, acesse localmente o equipamento e digite os seguintes comandos:
# ifconfig eth0 down
# ifconfig eth0 hw ether 00:0B:DB:88:88:88(em outras distribuições também pode ser usado: ip link set dev eth0 address 00:0B:DB:88:88:88)
# ifconfig eth0 up
Para alterar o MAC é necessária que a interface de rede não esteja ativa/ocupada, por isso é usado o comando "ifconfig eth0 down". Poderia usar o "/etc/init.d/networking stop", mas com este comando seriam derrubadas todas as interfaces de rede do equipamento.
Para mudar o endereço MAC, por exemplo, da ETH0 que tem o IP dinâmico, acesse localmente o equipamento e digite os seguintes comandos:
# /etc/init.d/networking stop (também poderia usar "invoke-rc.d networking stop")
# ifconfig eth0 hw ether 00:0B:DB:88:88:88(em outras distribuições também pode ser usado: ip link set dev eth0 address 00:0B:DB:88:88:88)
# /etc/init.d/networking start (também poderia usar "invoke-rc.d networking stop" ou "dhclient")
Para alterar o MAC, é necessária que a interface de rede não esteja ativa/ocupada, por isso é usado o comando "/etc/init.d/networking stop". Não poderia usar o "ifconfig eth0 down", pois apesar funcionar, ou seja, mudar o endereço MAC, não é atualizada a database do DHCP da mudança do MAC. Lembre que quando um equipamento solicita um IP ao DHCP Server, a primeira informação colhida pelo servidor é o MAC. O DHCP faz uma conceção do IP para um determinado MAC e por um determinado tempo. Então, para que o DHCP Server sabia que houve uma mudança no endereço MAC, é necessário usar o "/etc/init.d/networking stop" e o "/etc/init.d/networking start", pois eles informam a altereção ao DHCP. Um observação importante é que ao mudar o MAC em um equipamento que usa um DHCP Server, também é mudado o endereço IP dele. Isto, é evidente, pois o tal IP, foi concedido para um outro MAC, não podendo usá-lo para um endereço MAC novo.
Com os comandos acima, o MAC será mudado imediatamente. Apesar disso, ao realizar um reboot no equipamento, o MAC voltará ao original. Então, para tornar o novo MAC persistente, mesmo a reboots, é necessário entrar no arquivo de configuração da interface (ETH0) e configurar o MAC lá, conforme o exemplo abaixo:
Edite o arquivo a seguir:# vi /etc/network/interfaces(escolha a interface desejada que no caso deste artigo é a ETH0)
hwaddress ether 00:0B:DB:88:88:88(dentro dos parâmetros da interface de rede desejada acrescente esta linha, colocando o novo MAC)
Salve e Sai do arquivo
Pronto, pode reiniciar o equipamento a vontade que o MAC será mantido.