(limitando o uso do disco)
Muitas vezes é necessário limitar o uso do disco em servidores ou nos clientes, pois os usuários lotam o disco com arquivos que não estão ligados diretamente a função que desempenham na empresa. Para fazer isso, leia este artigo.
Instalação
apt-get update ; apt-get install quota (instalação)
# vi /etc/fstab (é necessário ativar o sistema de quotas no momento em que se monta a partição. Veja a seguir o conteúdo de um "/etc/fstab" comum)

Se deve acrescentar as opções "usrquota" e "grpquota" na partição que se deseja ativar o sistema de quotas. Veja na figura a seguir:

# mount -o remount / (remonta a partição "/" para que as novas opções entrem em vigor sem precisar reiniciar)
# touch /aquota.user (dentro do diretório raiz da partição onde será realizada a quota, deve-se criar um arquivo chamado "aquota.user" para os usuários do sistema - "quotacheck -u -c ./")
# touch /aquota.group (dentro do diretório raiz da partição onde será realizada a quota, deve-se criar um arquivo chamado "aquota.group" para os grupos do sistema "quotacheck -g -c ./")
# chmod 600 /aquota.user ()
# chmod 600 /aquota.group ()
# quotacheck -vagum (procura um filesystem para os arquivos de quota usar, criar, verificar e reparar. O filesystem é procurado dentro de "/etc/mtab" que é um arquivo "espelho" do "/etc/fstab" que mostra todas as partições montadas, inclusive as virtuais. Na primeira vez aparecerá um aviso de truncamento, mas é normal)
Realizando quota para um usuário chamado "hugo":
# EDITOR=vi edquota -u hugo (aparecerá o arquivo de configuração de quota para o usuário hugo, como na figura a seguir. Para editar a quota de um grupo digite "EDITOR=vi edquota -g admins")

- Filesystem: é a partição monitorada pelo sistema de quotas que nosso caso é "/" que está em /dev/sda1;
- blocks: é a quantidade de blocos, ou seja, bytes que o usuário está utilizando no momento;
- soft: quantidade de KiloBytes que o usuário pode usar sem que se receba avisos que utrapassou o limite (soft limit). O número 0 significa sem limite;
- hard: é a quantidade máxima de KiloBytes reservada para o usuário. Geralmente é um valor maior que o da opção "soft". Ao alcançar esse limite, não se poderá gravar mais arquivos;
- inodes: muitos sistemas operacionais (mais especificamente os filesystems) possuem uma tabela de metadados (informações de arquivos como dono, grupo, permissões, datas etc ) para cada arquivo. Esses metadados são geralmente guardados dentro de inodes, sendo que cada arquivo do sistema possui um inode correspondente. O sistema de quotas permite que você limite o número de inodes que o usuário pode usar, consequentemente limitando o número de inodes, se limitará o número de arquivos, pois, como foi dito, para cada arquivo existe um inode correspondente. O sistema de quota no GNU/Linux contabiliza como arquivo: diretórios, links, arquivos ocultos, o ponto (digite "ls -a" para ver o ponto), os dois pontos (digite "ls -a" para ver os dois pontos) e os arquivos. Esta opção chamada "inodes" especifica a quantidade de inodes que o usuário está utilizando no momento. Não se deve preocupar com esta opção, pois o que nos interessa mesmo é saber quantos MegaBytes serão colocados nas opções mostradas anteriormente "soft" e "hard";
- soft: quantidade de inodes (arquivos) que o usuário pode usar sem que se receba avisos que utrapassou o limite. Deixe o valor padrão que é 0 que significa sem limite;
- hard: é a quantidade máxima de inodes (arquivos) reservado para o usuário. Geralmente é um valor maior que o da opção "soft". Ao alcançar esse limite, não se poderá criar mais inodes e consequentemente não se poderá criar mais arquivos. Deixe o valor padrão que é 0 que significa sem limite;

Definindo a quantidade de dias que o usuário receberá avisos depois que ele ultrapassar a quantidade de bytes e/ou inodes definida na opção "soft":
# EDITOR=vi edquota -t (aparecerá o arquivo de configuração, como na figura a seguir)

- Filesystem: é a partição monitorada pelo sistema de quotas que nosso caso é "/" que está em /dev/sda1;
- Block grace period: quantidade de tempo (seconds, minutes, hours or days) que o usuário receberá avisos depois que ele ultrapassar a quantidade de bytes definida na opção "soft". Os avisos só serão enviados para os usuários se a opção "run_warnquota do arquivo "/etc/default/quota" estiver "true";
- Inode grace period: quantidade de dias que o usuário receberá avisos depois que ele ultrapassar a quantidade de inodes definida na opção "soft";
Comandos importantes:
# quota nome_usuario (se digitar só o comando "quota" as informações serão para o usuário que está logado no terminal atual. Para especificar um grupo digite "quota -g admins")

# repquota / (mostra um resumo/report das quotas de usuários do filesystem. Para mostrar "-g" mostrar o resumo do grupo)

quotacheck -vagu (se não funcionar digite "quotacheck -vaguf", se continuar a não funcionar digite "quotacheck" -vagufm. Este comando serve para fazer a contabilização do que o usuário já usou em termos de quantidade de bytes e inodes/arquivos. Se deve colocar este comando no CRON)