(User Datagram Protocol)
O UDP é um protocolo que trabalha na camada de transporte do modelo OSI. Ele não é orientado à conexão e nem confiável, significando que todas as comunicações, antes de iniciar a troca de dados, não precisam estabelecer uma conexão. Também, não envia segmentos confirmando o recebimento dos dados. Utiliza o protocolo ICMP para algumas mensagens de erro. Além disso, não sincroniza os segmentos e nem finaliza conexões. Mas tem a vantagem de ser um protocolo simples e rápido, obtendo assim um melhor desempenho.
O segmento UDP é composto por um cabeçalho fixo de 8 bytes mais dados (campo data). A seguir é apresentado o segmento UDP e em seguida o conceito de cada campo, sendo realizada uma síntese de acordo com Soares, Lemos e Colcher (1995); Tanenbaum (1997); Diógenes (2004); Comer (1998); Firewall.cx [200-?]:
Fonte: Postel (1980, p. 1).
- Source port: contém um número que corresponde a porta de origem utilizada no envio de segmentos UDP. Este campo é de 16 bits;
- Destination port: contém um número que corresponde a porta de destino utilizada no recebimento de segmentos UDP. Este campo é de 16 bits;
- Length: especifica o tamanho do segmento UDP (cabeçalho e o campo data octets) em bytes. Este campo é de 16 bits;
- Checksum: verifica a integridade do segmento UDP e de seu pseudo cabeçalho. Este campo é de 16 bits;
- Data octets: dados que são fornecidos para a camada de aplicação onde eventualmente existe uma aplicação esperando por isto;